Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Análise Literária do conto "O gato preto, de Edgar Allan Poe

Após uma cuidadosa leitura do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, eu pude obter algumas conclusões acerca do mesmo. A narrativa tem como procedimento discursivo a dissertação, em que o narrador, além de relatar os fatos, expõe suas ideias, opiniões e comentários relacionados às condições morais e psicológicas da personagem principal.
O narrador é homodiegético, isto é, é o personagem, no caso do conto, o principal, sendo designado como narrador autodiegético, pois relata os acontecimentos que vive. Por esse fato, vê-se como necessário estabelecer uma distinção entre o “eu” que narra e o “eu” que vive os fatos; no conto em questão, o ato de narrar acontece depois do ato de viver.
 O foco narrativo pertencente ao plano de expressão é referente ao ponto de vista do narrador, ao modo com que ele vê e tira suas conclusões sobre o mundo; é considerado o elemento narrativo mais importante.
 A visão da narrativa é “por detrás”, pois o narrador-personagem não compreende a si mesmo, não sabe quais motivos concretos que o levaram a cometer diversas barbaridades e péssimas ações, como violência verbal e física, até assassinatos. Sendo assim, é preciso que ele se afaste dele mesmo para que possa se entender e estabelecer uma relação entre si e entre o ambiente físico e psicológico o qual está inserido.

A focalização é autodiegética, pois o narrador é o personagem principal, participa efetivamente do mundo narrado; é interna, pois a personagem dá ênfase aos seus aspectos por intermédio de seus comportamentos, de suas atitudes.

Um comentário: