Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Análise Literária do Livro: A morte em Veneza, de Thomas Mann



 Na análise de um texto narrativo, vê-se como necessário ter um bom conhecimento acerca dos componentes essenciais que dele faz parte e de suas características intrínsecas, para que se possa compreender de fato a estrutura do mundo ficcional. O conjunto de componentes compreende o enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo.
  O livro “A morte em Veneza”, trata-se de uma narrativa mista, pois há uma intercalação dos relatos do narrador com os diálogos, aspecto referente ao drama. Há a presença de duas técnicas narrativas, o showing, em que o leitor vê a cena como se estivesse acontecendo no momento, com detalhes de espaço, tempo, personagem e ação; e também o telling, em que o relato é apresentado por meio de um sumário narrativo, um resumo geral feito pelo narrador em que o mesmo se distancia do tempo e do espaço inerentes aos fatos.
  A narrativa é do tipo descritivo; através da descrição de características de objetos, lugares, seres e situações, o leitor tem uma visão dos aspectos extrínsecos e intrínsecos, revelando traços morais e psicológicos das personagens. Percebe-se que a personagem principal, Von Aschenbach, trata-se de um homem de meia idade, doente e perturbado, com uma paixão platônica por um garoto polonês que estava de férias com a família e passa a viver em função dessa paixão, vive para admirar a beleza do jovem, que posteriormente, passa a corresponder aos olhares do escritor.
  O enredo é o resultado da união do discurso que se narra com a história que é narrada; inicia-se com a apresentação dos cenários, das personagens e das circunstâncias dos acontecimentos, seguido de todo o desenrolar dos fatos, culminando com o desfecho: a morte de Von Aschenbach, em Veneza.
  Tem um personagem principal, Von Aschenbach que é uma personagem complexa esférica, pois transmite suas impressões de profundidade, demonstrando que não é previsível e que reproduz a dimensão psicológica da pessoa humana, real.
  Os acontecimentos acontecem em um espaço urbano, em Veneza, Itália, em meio às paisagens da bela cidade, ao mau cheiro, aos passeios em gôndolas e na praia. O ambiente psicológico é refletido nas atitudes e nos pensamentos das personagens, no caso de Von Aschenbach, ele comete ações e possui pensamentos que não são normais para um homem da época em que se passa a história.
  O narrador é heterodiegético, está em terceira pessoa, não faz parte do mundo que está sendo narrado, narrando de modo objetivo e impessoal, limitando-se apenas ao ato de narrar, sem acrescentar suas opiniões, percepções e sentimentos. O narratário é o próprio leitor, a pessoa que irá receber a narrativa.

  O discurso é direto, pois as falas das personagens são transcritas do mesmo modo que são faladas. Há uma focalização interna da personagem principal, mostrando as visões, sentimentos e percepções, contrapondo-se a uma focalização externa das outras personagens que acompanham o enredo; há também uma focalização onisciente do narrador, pois ele tudo sabe, tudo vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário