Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Educação em Direitos Humanos

     “Educação em Direitos Humanos: de que se trata?

 A Educação em Direitos Humanos vai além dos muros da escola, é um processo permanente e continuado que visa à obtenção de conhecimentos acerca das modificações culturais, não se restringindo apenas ao ato de instruir um indivíduo, mas também de ajudá-lo na formação dos seus valores, valores esses que têm como alicerce a razão e a emoção, atingindo corações e mentes.
  Trata-se da construção de uma cultura que tem como escopo o respeito à dignidade do ser humano por intermédio de uma vida que valorize a justiça, a igualdade, a solidariedade, a paz, a cooperação, a tolerância, etc. Ou seja, tem como foco a promoção e a vivência dos direitos individuais e sociais, pois estes não podem ser divididos, são interdependentes; deve-se unir o individual ao coletivo, objetivando a consecução dos direitos inerentes a todos os homens, independentemente de raça, cor, classe social, nível de escolaridade, opção sexual, faixa etária, profissão, condições físicas e psicológicas.
  Tais direitos começaram a ser lutados no final do século 18, na Revolução Francesa, que tinha como lema: a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Influenciou e vêm influenciando gerações e alimentando mentes para a luta e persistência desta causa, que é tão crucial, imprescindível à vida, à dignidade humana.
  O papel do professor é de ser o mediador da construção de uma consciência crítica, ética e moral do aluno, para que ele possa se desenvolver de maneira íntegra e agir pensando nas causas e nas consequências que suas atitudes irão promover, de modo que ele passe a pensar em toda a sociedade, e não apenas em si próprio, pois ele é apenas um em meio a tantos outros cidadãos que compõem o ambiente social.

2 comentários: